Processo de Produção
Nosso processo de produção é relativamente simples, porém muito trabalhoso pela característica artesanal dos nossos produtos. O maquinário cerâmico e a qualidade das nossas matérias primas, juntamente com nossa mão de obra qualificada, são exigências fundamentais para atingirmos a excelência dos nossos produtos.
Primeiramente é feita a escolha da cor da argila para cada cor de tijolo que pretende ser fabricado. A argila selecionada é colocada em uma grande caixa que alimenta o desintegrador, o qual tem por função triturar pedras argilosas e separar pedras não argilosas e outros tipos de materiais, seguindo para o laminador (cilindro), que tem como função desfazer as pequenas pedras que ainda restaram. Já no misturador ela é molhada e encaminhada para a pipa, que dá homogeneidade à massa.
Essa massa é colocada nas bancas de trabalho, onde os oleiros moldam manualmente cada tijolo por meio de formas, conforme a necessidade de cada tipo e cor de tijolo. Essas peças cruas passam por um processo de secagem de no mínimo 15 dias. Já secas, são colocadas no forno onde passam cerca de 190 horas entre o processo de queima e o resfriamento. No forno, as peças que eram da cor grafite se tornam brancas, enquanto as marrons se tornam vermelhas. A definição de outras tonalidades acontece de acordo com disposição das peças no forno.
Depois do processo de queima, todas as peças passam por um controle de qualidade, onde são selecionadas uma a uma. Após a seleção, os tijolos são todos paletizados conforme cada tipo e cor e estocados por meio de empilhadeira, em local seguro de intempéries. Após a venda, os paletes com os produtos são carregados por meio da empilhadeira no caminhão, dando mais segurança, rapidez e qualidade, para que nossos produtos cheguem íntegros na obra.
Por isso dizemos que nossos produtos são verdadeiras obras de arte.